segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Etapa 23 - Ponferrada - Villafranca del Bierzo

Hoje este percurso seria de 23 kms e com um trajeto plano. Estou tentando intercalar as quilometragens para descanso dos pés, pois não há como fazer uma caminhada longa e no dia seguinte repetir.


A saída de Ponferrada passou novamente pelo castelo e pude admirar o tamanho da obra, um grande castelo como nos filmes medievais, onde viveram os cavaleiros templários que aqui cuidavam da segurança dos peregrinos no século XII. Naquela epoca também existiam ladrões.



Hoje andei num ritmo bom, sem parar muito pois quando paro meus pés ficam intocaveis quando esfriam e preciso manter-los quentes e funcionando..rs

No caminho encontrei dois italianos que fiz amizade e disseram que não parariam em Villafranca e que seguiriam até a próxima cidade após villafranca, mais 7 kms. Me disseram que queriam fazer amanhã somente 23 kms pois seria a subida do Cebreiro, um trajeto que sai de 600 mts para 1300mts, onde esta cidade está no topo. Até concerdei com a lógica mas meus pés me diziam o contrário. Mais 7 kms seriam muito para mim hoje e preferi sofrer tudo amanhã.

A paisagem de hoje foi muito bonita com muito verde e lindas parreiras , pois aqui também é um local produtor de vinho, chamado El Bierzo. O tempo também ajudou, com um lindo sol e até um pouco de calor.

Chegando em Villafranca fiquei no albergue Municipal, com 100 camas, e assim que terminei de lavar o que precisava fui para a cidade para conhecer os principais monumentos da cidade. Quando cheguei na praça principal vi uns peregrinos reunidos num bar, entre eles estavam o Holandês que veio de sua casa até aqui ( já andou 2600 kms), José (Madrid) e conheci novas pessoas um alemão que não lembro o nome e um senhor que veio de cadeira de rodas adaptada desde uma cidade da alemanha. Ele está pedalando desde Abril. Ficamos ali bebendo cerveja e conversando sobre tudo. Como havia Wi-fi atualizei o blog. Combinamos de fazer o jantar juntos.

Acabei não visitando nada hoje, mas as experiências pessoais que conheci hoje não tiveram preço. É nessa hora que vemos do que somos capazes.

Hoje faltam apenas 200 kms para chegar até Santiago. Quem diria que eu chegaria até aqui, pois não consegui me preparar no Rio, apenas subi 3 vezes a Mesa do Imperador(6kms) e me sentia um pouco rendido quanto à parte fisica. Mas estou aqui, já sentindo um frio na barriga por saber que isto daqui há 8 dias irá acabar.

3 comentários:

  1. Oi, Peregrino! Andei um período "sumido" devido a uns probleminhas de saúde da esposa, mas acabo de me atualizar e "curtir" muito os seus passos!
    Adorei saber que vc já está sentindo a "Síndrome do Fim do Caminho"! Esta é uma etapa importante na caminhada, mas ela ainda vai ser superada em Santiago ou em Finisterre! Vc vai perceber!!!
    In the meanwhile, go ahead w/ St. James!
    ¡Buen Camino!

    ResponderExcluir
  2. Oi primo... estamos acompanhando a sua caminhada. Que máximo!!! Parece que estamos vivenciando tudo com vc, devido a riqueza de detalhes nos textos!!! Força, pois agora falta pouco!!! Mil bjs carinhosos dos seus primos e tios...

    ResponderExcluir
  3. Paiiiiiii quanto tempo nao aguento mais de tantas saudades que eu estou sentindo de vc !!!
    Te amooooo muito espero que passe rapido esses dias que estara aii pois falta pouco vc esta muito liindo estou acomphanhando a sua caminhada...muito maneira!!Te amo muiiito papi!
    Bjos de sua filha liinda Anne Louise

    ResponderExcluir