terça-feira, 12 de outubro de 2010

Etapa 25 - Cebreiro - Triacastela

Dia 12 de Outubro de 2010


Não tive pressa em acordar e acho que fui o último a sair propositalmente do albergue, isto principalmente porque estava um frio danado lá fora e fiquei com medo de pegar a trilha no escuro.


Bosque Cebreiro

Tomei o meu café e comecei a descer e a subir também, pois até começar a descida forte teriam várias subidas e descidas. Cheguei até o Alto de San Roque e comtemplei a linda escultura feita de um peregrino. Até aí a trilha estava toda dentro da névoa e com uma cara de filme de terror.

Alto San Roque -  Os dois peregrinos..rsrs

O tempo hoje estava muito aberto, com um lindo sol. Logo alcancei o alto do Poio, com uma altitude de 1337 mts, assim como o Cebreiro. Após isto começou a descida não tão forte até Biduedo e após, uma forte descida interminável de terra batida e com várias pedras soltas. Chegou uma hora que parei pois minhas pernas estavam bambas e nessa hora passou uma espanhola a todo vapor gritando Animo.
A descida

Parei na cidade de triacastela, pois segundo o meu guia, a etapa de hoje chegava até Sarria, totalizando 38 kms. Achei muito e resolvi dividir-la em duas de 19kms hoje e 18 amanhã até Sarria. Hoje faltam 134 kms.

Etapa 24 - Villafranca del Bierzo - Cebreiro

Saí ainda na escuridão e queria pegar a trilha pela floresta até Trabadelo, a segunda cidade, mas caí na trilha pela rodovia e resolvi não voltar para a cidade para pegar a outra. Cheguei bem cedo em Pereje, 7 kms de Vilafranca, onde alguns amigos peregrinos resolveram dormir ontem para amenizar a etapa de hoje, que é de pura subida.Aproveitei para tomar um café reforçado e continuar a caminhada. Levei 4 horas para chegar até Vega de Valcarce, a última cidade grande antes do Cebreiro e resolvi me precaver quanto à comida, comprei o jantar de hoje e o café de amanhã.Achei nessa cidade também uma padaria artesanal e comi ali o que seria o meu almoço, empanada e Suco de Laranja.

Tento não ser repetitivo, mas é impossível: O caminho de hoje foi maravilhoso !! Parecia que estava num filme do Senhor dos Anéis, na terra dos Hobbits (os duendes da floresta), principalmente em La Faba, onde todo o verde dava o toque.
La Faba

Após me extasiar com toda a beleza do lugar, começou pouco a pouco o sofrimento: A subida.

E que subida! Parecia que estava subindo a cachoeira da Feiticeira em Ilha Grande, só que agora estava com 9kgs nas costas, o que dificulta bastante.

A cada hora que olhava, estava mais alto na trilha e subiria assim até que chegasse aos 1300 mts. Quando cheguei a uma cidade chamada Laguna de Castilha fiquei todo feliz, pois já estava morto de subir. Quando olho para uma das placas indicativas vejo que faltava ainda 2 kms. Precisava de alguma coisa que não fosse agua para beber e acabei me fortalecendo com um isotônico chamado Aquarius, que todos os peregrinos, acredito eu, já beberam alguma vez.

Juntei forças e me pus a subir de novo, Já eram 15hs e o tempo começou a mudar para uma nevoa muito forte. Era um bom sinal, estava perto do Cebreiro. Quando a avistei fiquei aliviado, pois já estava morrendo de medo de o tempo virar em chuva e ter que me adaptar todo para isso.

Chegada no Cebreiro


O cebreiro é uma cidade inacreditável, onde existem as tradicionais palhoças, casas feitas de pedra com telhado de palha, de origem Celta. A cidade pelo que vejo, e pelo que já escutei sobre ela, sempre está coberta por uma densa névoa, que dá um toque misterioso ao lugar. Reza a história que aqui foi o primeiro lugar onde existiu a acolhida dos peregrinos Rumo a Santiago, em 1072. Aqui também possui um milagre, dizem que por volta de 1300, um senhor subiu em plena tempestade para assistir à missa no lugar, o sacerdote por sua vez, que não estava tão motivado para fazer a missa, não deu o devido valor ao pobre católico e disse murmurando " Aì vem este pobre no meio da tempestade para ver um pouco de páo e de vinho" , na hora da consagraçäo o vinho virou sangue e a hóstia, carne. Na igreja ainda está o cálice onde houve o milagre e que o chamam de Santo Graal.