![]() |
Santiago de Compostela |
O Apóstolo Tiago “Maior” filho de Zebedeu e Salomé, pescador, irmão de João, o evangelista, foi um dos quatro primeiros discípulos de Jesus, um dos preferidos de Cristo, pertence ao grupo dos íntimos. A palavra latina para Santiago é Iacobus de onde vem a palavra Jacobeu (Iacobeu em Latim e Xacobeu em Galego) que é utilizada para definir algo referente ou pertencente ao apóstolo ou ao seu culto.
Segundo a lenda católica, após a dispersão dos Apóstolos pelo mundo, Santiago foi pregar em regiões longínquas, passando algum tempo em Espanha, na Galiza. Sua ida à Espanha seria para cumprir o mandamento de Jesus: “vai e predica a todas as gentes, desde o princípio até o fim do mundo”. Coube a Santiago desta forma, com o seu caráter impetuoso e decidido chegar até “Finisterra”, local situado na Galícia e considerada “o fim do mundo”.
![]() |
Gravura representando a translação do corpoem uma carroça puxada por bois selvagens que foram amansados pelos discípulos de Santiago, Tarcísio e Atanásio |
Mas já muito antes da data apontada pela igreja para a descoberta da tumba do apóstolo, existia uma rota de peregrinação (romana e anteriormente celta), que ia do extremo Este ao Oeste de Espanha, até Finisterra. Este velho caminho de peregrinação, simbolizava a viagem do sol de Oriente para Ocidente, “afogando-se” no oceano para voltar a surgir no dia seguinte. O renascer do Sol estaria intimamente ligado com o renascer da vida; fala-se também de uma rota para o templo de Ara Solis em Finisterra, erigido para honrar o Sol. Hoje em dia, são muitos os peregrinos que chegando a Santiago resolvem continuar o Caminho até Finisterra o que põe em causa a definição da rota apenas como uma peregrinação religiosa católica.
No "Campus Stellae" – de onde se crê provir a palavra Compostela – foi erigida uma capela para proteger a tumba do apóstolo que se tornou um símbolo da resistência cristã aos ataques dos mouros. A partir do ano 1000 as peregrinações a Santiago popularizam-se, tornando-se a cidade num dos principais centros de peregrinação cristã (a par de Roma e Jerusalém); é também nesta altura que surgem os primeiros relatos de peregrinos que viajaram a Compostela.
![]() |
Catedral de Santiago de Compostela |
No século XII é publicado o primeiro guia do peregrino (do Caminho Francês) – o Códice Calixtino (ou Liber Sancti Jacobi) atribuído ao Papa Calixto II, que proclama ainda que quando o dia do Santo (25 de Julho) é num Domingo, esse é um Ano Santo Jacobeu (com especiais bênçãos e privilégios espirituais para os peregrinos). Grupos de peregrinos começam a chegar de toda a Europa, desenvolvendo as cidades por onde passam, sendo o Caminho Francês o mais utilizado.
Oi primo!!! Adorei o seu blog. Já estou te seguindo!! rs. Bjs, bjs...
ResponderExcluirO caminho de Santiago é uma descoberta.. é aprendizado...é dedicação.. é superação!!!
ResponderExcluir¡Hola, Peregrino! Tb vou te seguir!
ResponderExcluirEsta será mais uma oportunidade que terei de fazer o Caminho, mesmo nque apenas virtualmente!
¡Buen Camino!
Oi, André! Uma curiosidade: "setas", em espanhol, são cogumelos comestíveis. As setas amarelas para nós, correspondem às "flechas amarillas" para eles!
ResponderExcluir¡Ultreya!
Uma curiosidade: A Concha é o símbolo do peregrino e é bastante usada. Serve qualquer uma e pode ser pendurada em qualquer lugar. Você pode pendurar no pescoço, mas o mais comum é vê-las penduradas nas mochilas dos peregrinos que vão a pé ou nas bagagens dos peregrinos de bicicleta. Segundo as informações colhidas, a mesma significa proteção e busca de conhecimento e devemos devolve-la ao mar depois de completado o caminho, o que significa que o seu caminho só estará completo quando chegar a Finisterra, segundo alguns. Assim você agradece pela proteção e diz que o conhecimento adquirido não é seu e sim de todos, e que você o disponibiliza a todos.
ResponderExcluirfonte: http://www.caminhodesantiago.com/walter/concha.htm
Gostei do Blog, vamos caminar com vc
ResponderExcluirPaulo Pensak
O Caminho Para Santiago
ResponderExcluirPeregrinar é um ato de Fé. É um Caminho e como tal pressupõe um itinerário, mas não se esgota nele. Tem que se lhe associar uma intenção e um objetivo, que alimentam a motivação e despertam a busca interior, promovendo assim o enriquecimento espiritual e cultural.
fonte:http://www.caminhoportuguesdesantiago.com/PT/caminho.php